Início
/
Notícias
/
Mundo
/
Parlamento de Portugal derruba imunidade e autoriza investigação contra André Ventura
Parlamento de Portugal derruba imunidade e autoriza investigação contra André Ventura
Líder do Chega poderá ser investigado por suposta difamação após decisão unânime da Assembleia da República
Por: Redação
21/02/2026 às 11:44

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA
A Assembleia da República aprovou nesta sexta-feira (20) o levantamento da imunidade parlamentar de André Ventura, líder do partido Chega. A decisão, tomada por unanimidade em plenário, autoriza que o deputado seja investigado pela Justiça em um processo relacionado a alegada difamação.
O pedido partiu do Ministério Público português, após queixa apresentada por Joaquim Pinto Moreira, ex-deputado do Partido Social Democrata (PSD). A medida seguiu parecer favorável da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.
Segundo a imprensa portuguesa, o episódio está relacionado a declarações feitas por Ventura em março do ano passado, durante entrevista à emissora SIC Notícias. Na ocasião, o líder do Chega afirmou que Pinto Moreira teria recebido “dinheiro para fazer obras” e “trocar obras por presentes”.
O ex-deputado sustenta que as declarações atingiram sua honra e o acusaram injustamente de corrupção. Ele é investigado na chamada Operação Vórtex, que apura suspeitas de irregularidades em projetos imobiliários e obras no município de Espinho, onde foi presidente da Câmara. Pinto Moreira nega as acusações.
De acordo com informações divulgadas pela agência Lusa, a assessoria do Chega indicou que Ventura não pretende apresentar objeções ao levantamento da imunidade.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




