CPMI do INSS pressiona STF por acesso a dados sigilosos do Banco Master
Presidente do colegiado cobra de André Mendonça devolução de documentos sobre quebras de sigilo de Daniel Vorcaro
Por: Redação
13/02/2026 às 16:04

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS solicitou nesta sexta-feira (13) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça o envio integral dos documentos referentes às quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
O pedido ocorre após a redistribuição do caso no Supremo. Antes relator, o ministro Dias Toffoli havia informado ao colegiado que os dados só poderiam ser compartilhados após a conclusão da análise da Polícia Federal (PF). Com a mudança na relatoria, a comissão busca reabrir o diálogo institucional para ter acesso às informações.
Segundo o senador, os documentos são considerados estratégicos para o andamento das investigações parlamentares.
“Esses elementos são fundamentais para a continuidade dos trabalhos da CPMI, para a consolidação das provas já colhidas e para o avanço responsável do relatório final. A Comissão tem o dever constitucional de apurar os fatos com profundidade, respeito ao devido processo legal e total transparência”, afirmou.
O presidente da CPMI informou ainda que há uma audiência agendada com o ministro André Mendonça para a primeira semana após o Carnaval. A intenção, segundo ele, é tratar pessoalmente da cooperação entre Legislativo e Judiciário.
“Na ocasião, trataremos pessoalmente da importância da cooperação entre os Poderes para que a CPMI possa cumprir integralmente sua missão”, declarou.
A movimentação reforça a pressão política sobre o caso Master, que envolve suspeitas de irregularidades financeiras bilionárias e tem repercussão direta em investigações paralelas, incluindo desdobramentos no INSS.
Daniel Vorcaro foi convocado a comparecer à CPMI do INSS em 26 de fevereiro. Após negociações com o colegiado, a defesa confirmou que o empresário prestará esclarecimentos.
A expectativa é que o depoimento ajude a esclarecer possíveis conexões entre operações financeiras do banco e eventuais fraudes que afetaram aposentados e pensionistas.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




