Início
/
Notícias
/
Brasil
/
General preso solicita a Moraes autorização para visitas íntimas no presídio da Papuda
General preso solicita a Moraes autorização para visitas íntimas no presídio da Papuda
Pedido de Mario Fernandes foi encaminhado à PGR e reacende debate sobre garantias a presos de alta patente
Por: Redação
03/02/2026 às 10:46

Foto: Reprodução
Preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, o general Mario Fernandes solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorização para receber visitas íntimas de sua esposa, Daniela Cabral Fernandes. O militar encontra-se detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
O pedido foi encaminhado por Moraes, nesta segunda-feira (2), para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá se manifestar sobre a viabilidade jurídica da solicitação. Fernandes está preso preventivamente desde novembro de 2024, quando foi detido pela Polícia Federal no curso das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.
Em setembro de 2025, o general foi condenado pelo STF a 26 anos e seis meses de prisão, após ser julgado no chamado Núcleo 2 dos acusados pela trama golpista de 2022. Segundo a sentença, Fernandes teria atuado como autor intelectual e principal incentivador do plano conhecido como “Punhal Amarelo”.
De acordo com a acusação, o plano previa atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o próprio ministro Alexandre de Moraes. À época, Fernandes havia integrado o governo do então presidente Jair Bolsonaro, exercendo o cargo de secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O militar foi condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado, entre outros.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




