Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Governo brasileiro contrata escritório na Itália para lidar com extradição de Zambelli
Governo brasileiro contrata escritório na Itália para lidar com extradição de Zambelli
Por: Redação
30/08/2025 às 19:58

Foto: Célia Viana
A Advocacia-Geral da União (AGU) firmou contrato no valor de R$ 200 mil com um escritório de advocacia italiano para atuar na fase cautelar do processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli. Condenada no Brasil a 15 anos de prisão, ela está detida na Itália desde julho, após os pedidos formais de extradição terem sido enviados pelo governo brasileiro.
A prestação de serviços contratada — com o escritório Gentiloni Silveri — tem foco na etapa inicial da tramitação, que envolve a análise judicial sobre a manutenção da prisão. O valor acordado não contempla as próximas fases do processo, cujo escopo ainda está em negociação pela AGU. A expectativa é de que o trâmite se estenda por um longo período, até que se defina se Zambelli será extraditada.
Paralelamente, a Justiça italiana decidiu manter a prisão da deputada, considerando haver "risco máximo de fuga". Os magistrados responsáveis por essa decisão avaliaram os laudos médicos apresentados e concluíram que não há condição para conceder liberdade provisória.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.