Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula exonera aliado de Paulinho da Força às vésperas de deputado assumir relatoria da anistia
Lula exonera aliado de Paulinho da Força às vésperas de deputado assumir relatoria da anistia
Exonerado ocupava cargo na Anater; Paulinho, padrinho político do demitido, deve apresentar relatório com redução de pena, mas sem perdão a Bolsonaro
Por: Redação
19/09/2025 às 10:56

Foto: Reprodução/Solidariedade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou Jefferson Coriteac, último indicado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), às vésperas de o parlamentar se tornar relator do PL da Anistia na Câmara. Coriteac ocupava a presidência da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e era tesoureiro-geral do Solidariedade, partido presidido por Paulinho.
A exoneração foi assinada na terça-feira (16) e publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (17/9). No dia seguinte, Paulinho da Força foi anunciado oficialmente como relator do projeto.
Em entrevista ao Metrópoles, o deputado ironizou a decisão de Lula: “O governo é muito bom de política”, mas afirmou que manterá diálogo com interlocutores do presidente, se houver interesse do Planalto.
Apesar do rompimento com o Palácio do Planalto, Paulinho da Força deve rejeitar a proposta de anistia ampla defendida por setores da direita, que poderia impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra sua pena. Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado.
A expectativa é que o relatório de Paulinho contemple apenas redução de pena para os manifestantes do 8 de Janeiro, sem incluir perdão ao ex-presidente. “Pelo que já vem sendo conversado, acho que eles [os bolsonaristas] sabem que não dá para passar [a versão ampla]”, disse o deputado.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.