Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Lula participa de encontro na Colômbia em gesto de solidariedade ao regime venezuelano
Lula participa de encontro na Colômbia em gesto de solidariedade ao regime venezuelano
Por: Redação
05/11/2025 às 16:13

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu participar da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta semana em Santa Marta, na Colômbia, em um gesto de apoio à Venezuela. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (5) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Segundo o chanceler, a presença de Lula tem caráter “solidário”, em resposta às tensões envolvendo o governo de Nicolás Maduro e os Estados Unidos, que vêm aumentando as críticas e ameaças contra o regime venezuelano. “É um apoio, uma solidariedade regional à Venezuela, tendo em vista que o presidente já afirmou repetidamente: a América Latina é uma região de paz e cooperação”, declarou Vieira.
O ministro destacou ainda que países da União Europeia também participarão do encontro e que a presença do Brasil é considerada estratégica, por o país ter sido “inspirador” da criação da Celac. Vieira afirmou que a presença de Lula dá “formato pleno” à reunião, reforçando a liderança brasileira no bloco.
Apesar do discurso diplomático, a viagem reacende o debate sobre o alinhamento político do governo brasileiro com regimes autoritários da região — especialmente num momento em que a comunidade internacional mantém críticas à falta de liberdades políticas e à crise humanitária na Venezuela.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




