BC instala comissão para investigar liquidações do conglomerado Master
Grupo terá até 240 dias para apurar causas das quebras e eventual responsabilidade de administradores
Por: Redação
19/02/2026 às 19:56

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Banco Central definiu a comissão responsável por conduzir o inquérito que apura as liquidações das empresas do conglomerado financeiro Master. O grupo será encarregado de investigar as causas que levaram as instituições à intervenção e eventual responsabilidade de administradores e controladores nos cinco anos anteriores às quebras.
Formada por cinco técnicos do próprio Banco Central, a comissão terá prazo inicial de 120 dias para concluir os trabalhos, contados a partir da instalação formal do inquérito. O período poderá ser prorrogado por mais 120 dias, caso considerado “absolutamente necessário”.
Os integrantes foram nomeados em ato publicado na quarta-feira (18/2) pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Gilneu Vivan.
Instituições investigadas
Estão sob apuração:
Banco Master S/A
Banco Master de Investimento S/A
Banco Letsbank S.A
Master S/A Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários
Will Financeira S/A
Banco Master Múltiplo S/A
O Banco Master Múltiplo está em regime de administração especial temporária. As demais instituições encontram-se em liquidação extrajudicial.
Durante o inquérito, o Banco Central poderá examinar contabilidade, documentos, arquivos, valores e outros elementos das empresas investigadas. Também poderá solicitar depoimentos e informações a autoridades e órgãos públicos.
Ao final, o BC deverá apresentar relatório detalhando a situação das instituições, as causas das liquidações e eventual responsabilidade de pessoas físicas, inclusive com estimativa dos prejuízos.
Caso o relatório aponte existência de danos financeiros relevantes, os autos poderão ser encaminhados ao juízo competente para eventual decretação de falência.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




