Início
/
Notícias
/
Brasil
/
Receita Federal afasta auditor suspeito de acessar dados de parente de Gilmar Mendes
Receita Federal afasta auditor suspeito de acessar dados de parente de Gilmar Mendes
Servidor é alvo de operação autorizada por Alexandre de Moraes; defesa nega irregularidades
Por: Redação
19/02/2026 às 22:07

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Receita Federal afastou do cargo de chefia o auditor fiscal Ricardo Mansano, suspeito de acessar indevidamente informações fiscais de uma ex-enteada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (19).
Mansano atuava como substituto eventual do chefe da equipe de gestão do crédito tributário e do direito creditório da Delegacia da Receita em Presidente Prudente (SP). Em relatos a investigadores e colegas do Fisco, ele afirmou que o acesso aos dados ocorreu por “acidente”.
Operação e medidas cautelares
A ofensiva da Polícia Federal foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes e integra investigação sobre possíveis acessos irregulares a informações fiscais de ministros do STF e de seus familiares
A suspeita é de que servidores tenham consultado dados protegidos por sigilo sem autorização legal, o que pode configurar quebra indevida de confidencialidade funcional.
Além de mandados de busca e apreensão em três Estados, foram impostas medidas cautelares, como afastamento de funções públicas, uso de tornozeleira eletrônica e restrições de deslocamento.
Defesa sustenta idoneidade
Os advogados do auditor negaram envolvimento em irregularidades e destacaram que o servidor tem “reputação ilibada”, sem histórico de sanções disciplinares ao longo da carreira.
A defesa também afirmou que ainda não teve acesso integral aos autos e que eventuais esclarecimentos serão prestados no momento oportuno, com respeito ao devido processo legal.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




