Início

/

Notícias

/

Brasil

/

Moraes sinaliza manter inquérito das fake news até 2027

Moraes sinaliza manter inquérito das fake news até 2027

Investigação aberta em 2019 seguirá ao menos até período em que ministro assumirá presidência do Supremo Tribunal Federal

Por: Redação

19/02/2026 às 22:40

Imagem de Moraes sinaliza manter inquérito das fake news até 2027

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indicou a colegas da Corte que pretende manter o inquérito das fake news aberto ao menos até 2027. Nesse ano, ele deverá assumir a presidência do tribunal, substituindo o ministro Edson Fachin.

Instaurado em 2019 por determinação do então presidente do STF, Dias Toffoli, o inquérito foi distribuído diretamente a Moraes, sem sorteio. A investigação teve como objetivo apurar ataques e ameaças contra ministros da Corte.

 

Origem e controvérsias

Entre os primeiros desdobramentos esteve a decisão que determinou a retirada de reportagem da Revista Crusoé que citava Toffoli como “amigo do amigo” da Odebrecht. O episódio foi interpretado por críticos como censura.

A condução do inquérito também gerou embates com o Ministério Público. A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento da investigação sob o argumento de que não há previsão legal para que um juiz identifique um fato, determine a abertura de inquérito e escolha o responsável pela apuração. Moraes rejeitou o pedido.

Em 2020, o plenário do STF declarou a constitucionalidade do inquérito por 10 votos a 1. O único voto contrário foi do então ministro Marco Aurélio Mello, que classificou o procedimento como “inquérito do fim do mundo”.

Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil

Entre em contato conosco pelo whatsappp

logo

Site dedicado a informar com agilidade e responsabilidade, trazendo os principais acontecimentos locais, regionais e nacionais.

Siga

Rede Comunica Brasil © Copyright 2025

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.