Início
/
Notícias
/
Economia
/
Banco Central do Brasil mantém juros elevados para conter inflação fora da meta
Banco Central do Brasil mantém juros elevados para conter inflação fora da meta
Presidente da instituição, Gabriel Galípolo, afirma que cenário ainda preocupa e sinaliza manutenção da política monetária restritiva por mais tempo
Por: Redação
23/10/2025 às 10:54

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Banco Central do Brasil (BC) decidiu manter a política de juros elevados, apesar do processo gradual de desinflação. A decisão foi explicada pelo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, que destacou que a inflação continua acima do limite da meta, o que exige cautela e firmeza no combate à alta de preços.
“A inflação e expectativas seguem fora do que é a meta, isso é um ponto de bastante incômodo para o Banco Central. Mas estamos falando de uma inflação que está num processo de redução e retorno para a meta em função de um Banco Central que vem se mostrando sempre bastante diligente e tempestivo no combate a qualquer tipo de processo inflacionário”, afirmou Galípolo durante o Fórum Econômico Indonésia-Brasil, em Jacarta
Inflação persiste acima da meta
Apesar da desaceleração recente, os preços seguem pressionados, mantendo a taxa básica de juros em patamar elevado. Galípolo ressaltou que, para o BC, a convergência da inflação à meta ainda não está assegurada, e a estratégia de política monetária precisa ser mantida até que haja sinais consistentes de controle dos preços.
Cenário desafiante para o governo
A manutenção dos juros elevados ocorre em meio às pressões do governo Luiz Inácio Lula da Silva por uma redução mais acelerada da taxa básica. No entanto, o BC argumenta que ceder antes do tempo poderia comprometer a estabilidade econômica e gerar novos ciclos inflacionários, agravando a incerteza no mercado.
Especialistas avaliam que o atual posicionamento do BC reforça a percepção de independência institucional, mesmo diante de um ambiente político de cobranças intensas por parte do Planalto.
Veja mais em >>> Rede Comunica Brasil
Assine nossa news letter
Receba as principais notícias do dia direto no seu e-mail.




